REDES SOCIAIS  

Simulados

Logística Dos Simulados

Conforme quadro exemplo, os simulados são liberados regularmente no formato PDF, de acordo com o cronograma de cada turma, previamente divulgado.

Os membros que desejarem participar do primeiro ranking terão um prazo (geralmente 10 dias) para preencher a folha de respostas do simulado e enviá-la.

Encerrado o prazo para envio da folha de respostas, liberamos o gabarito preliminar e abrimos o fórum para as discussões dos itens incluídos no simulado e também para postagem dos possíveis recursos.

Por fim, após análise dos recursos, liberamos o gabarito definitivo no formato PDF para todos os membros.

 

 

Distribuição De Questões Por Disciplina

Conforme quadros abaixo, os simulados refletem aproximadamente a distribuição de questões por disciplina presentes na última prova aplicada (no exemplo, para a PF e PRF) e também seguem rigorosamente o conteúdo previsto no último edital do respectivo concurso.

Origem Das Questões

As questões incluídas nos simulados são extraídas preferencialmente de provas recentes da banca que organizou o último certame para o órgão, com nível de aprofundamento e dificuldade compatível com as últimas provas aplicadas para o respectivo cargo.

No caso de carência de questões de um determinado assunto do edital, os moderadores, pontualmente, têm a liberdade para elaborar questões, mas sempre com base no texto seco de normas legais.

Metodologia de Aprendizado

Será que vale apenas adquirir os simulados e não participar dos benefícios do grupo?

A participação no ranking é opcional e, por isso, muitos membros não participam dos simulados apesar de tê-los adquiridos. E o argumento é sempre o mesmo: ainda não estudei tais disciplinas, por isso pretendo concluir o conteúdo para só depois participar dos simulados.

Esse argumento é o maior ERRO que um membro desse grupo pode cometer.

Os Projetos Missão não se resumem aos simulados e muito menos aos rankings. Se fosse isso, bastaria você ter acesso a qualquer site de questões de concursos e montar seu próprio simulado ou adquirir um material com questões comentadas e bem mastigadinhas que reduzem verdadeiramente o tempo que aquela informação ficará em sua mente. E a chave para ser aprovado em concursos com conteúdos densos consiste, principalmente, em não esquecer o conteúdo aprendido há um, dois, três, seis, nove meses.

Nesse sentido, nossa proposta consiste em disponibilizar um ambiente de aprendizado em nosso aplicativo iGestor (área do aluno), no qual há um espaço criado especialmente para que os membros possam discutir as questões incluídas nos simulados e principalmente possam avaliar sua evolução no decorrer dos simulados.

Nota-se que SEMPRE (eu disse sempre) os membros mais ativos nas discussões encabeçam as primeiras colocações no certame. Quando você se propõe a acompanhar e discutir um item a tendência é que aquele conteúdo discutido fique residente em sua memória por muito mais tempo. Isso é aprendizado!

O aprendizado é algo que se constrói dia a dia; participe dos simulados; se não estudou nada, faça apenas atualidades ou português e acompanhe as discussões das outras disciplinas. Quando você começar a estudar essas outras disciplinas o link será imediato. Além disso, quando você se propõe a participar do ranking, abre-se a oportunidade de você acompanhar sua evolução simulado a simulado, de tal forma que você possa mensurar sua evolução por disciplina, pois disponibilizamos também ranking por disciplina a cada simulado. Acumular simulados e fazê-los todos de uma vez não é a mesma coisa do que fazê-los no decorrer de seu aprendizado, de sua evolução. Lá na frente, ao fazê-los, correrá o risco de descobrir que estudou de maneira errada, mas pode ser tarde, pois em nenhum momento você se deixou avaliar, se permitiu corrigir, se permitiu aprender.

O ranking geral de sua turma é o que menos importa; você não o colocará em uma moldura em seu quarto; o mais importante é aproveitar o grupo como uma ferramenta de aprendizado e também de motivação (caminhar em grupo é sempre mais motivante e proveitoso, principalmente sem edital, mas é necessário interagir, participar).

 

Prova Discursiva

O simulado é sempre liberado com uma questão discursiva, que geralmente é extraída de provas recentes de concursos para área de segurança pública ou quando necessário os próprios moderadores elaboram as propostas discursivas, com seus respectivos espelhos de respostas.

Quem optar por participar do ranking completo (prova objetiva + prova discursiva) deverá enviar sua redação, juntamente com a folha de respostas do simulado no prazo determinado no cronograma.

O professor parceiro do grupo cobra, em média, o investimento de R$ 35.00 por texto corrigido. Ele sempre receberá um espelho de respostas que será utilizado para correção dos quesitos solicitados na proposta discursiva.

Quem enviar o texto discursivo para correção terá acesso a todos os demais textos enviados por outros membros de sua turma, com as respectivas correções e anotações do professor, naquele simulado.

 

Posso Participar Dos Simulados Já Liberados?

Sim, não há prejuízo para quem ingressa no projeto no meio do cronograma, pois o entrante tem opção de fazer normalmente todos os simulados já liberados, podendo, inclusive, participar do ranking, pois atualizamos diariamente os rankings e os boletins de desempenhos dos simulados que já foram liberados.

Além disso, o novo membro poderá, ainda, navegar nas discussões dos itens incluídos nesses simulados no fórum, podendo, inclusive, inaugurar novas discussões.